domingo, 30 de setembro de 2012

Planejamento Quinzenal 6º Ano


Planejamento quinzenal – 3º trimestre

Data:01/10 a 12/10      
Professor: André Borges Silva      
6º ano –matutino e  vespertino – matemática – 10 aulas

Tema
                  
                   Números decimais
Conteúdo
                         
                          * Décimos, centésimos e milésimos nos números decimais
                          * Números decimais e sistema de numeração decimal
                          * Comparação de números decimais
                          * Operações com números decimais
                          * Outras situações envolvendo números decimais e as operações
                          * Porcentagem na forma de número decimal

Objetivo
                   * Reconhecer e aplicar a notação decimal.
                   * Utilizar corretamente os números decimais.
                   * Aplicar a notação científica.
                   * Comparar números decimais.
                   * Efetuar cálculos com números decimais.
                   * Resolver situações-problema envolvendo os sistemas                                   decimais de medida.
                   * Identificar e resolver situações envolvendo números                                      decimais.
                   * Aplicar os conceitos dos números decimais para realizar                     transformações com unidades de medidas.
                   * Escrever um número decimal como porcentagem e vice-                       versa.
                   * Resolver situações-problema utilizando porcentagens na                     forma decimal.
Desenvolvimento
         - relato histórico
           - cheques
           - notas explicativas
           - tabelas
          - imagens
          


Recursos
         • aula expositiva-dialogada
         • atividades individuais
         • atividades em dupla ou grupos

Tarefas
         Exercícios da apostila

Avaliações
         - participação
         - resolução de exercícios


                                                                           Prof André (Borjão)!!!

Planejamento Quinzenal 7º Ano


Planejamento quinzenal – 3º trimestre

Data: 01 / 10 a 12/10   
Professor: André Borges Silva      
7º ano – matutino e vespertino  – matemática – 10 aulas

Tema
                   Proporcionalidade

Conteúdo
                          * Razões
                          * Proporções
                          * Grandezas diretamente proporcionais
                          * Grandezas inversamente proporcionais
                          * Situações de não proporcionalidade
                          * Coeficiente de proporcionalidade
                          * Regra de três simples em situações de proporcionalidade direta e                                  inversa
                          * Razões especiais: porcentagem; escala; velocidade média; densidade                    demográfica
                          * Outras aplicações de proporcionalidade: movimento uniforme;                            ampliação e redução de figuras
                          * Proporcionalidade direta no gráfico       .
      
 Objetivo
                   * Aplicar a ideia de razão.
                 * Resolver situações-problema envolvendo razões.
                 * Aplicar a ideia de proporção.
                 * Resolver situações envolvendo proporções.
                 * Identificar grandezas direta e inversamente proporcionais.
                 * Identificar situações onde não ocorre a proporcionalidade.
                 * Calcular o coeficiente de proporcionalidade.
                 * Reconhecer situações que podem ser resolvidas com o uso da regra de três.
                 * Resolver situações-problema utilizando a regra de três.
                 * Resolver situações-problema envolvendo as razões especiais estudadas.
                 * Reconhecer que, se o movimento é uniforme, a velocidade é constante.
                 * Resolver situações-problema envolvendo a ideia de movimento uniforme.
                 * Aplicar a ideia de ampliação e redução de figuras.
                 * Reconhecer que o gráfico de uma situação de proporcionalidade é sempre
                 uma reta (ou parte dela) que passa pela origem dos eixos.
Desenvolvimento
           - notas de curiosidades científicas
           - notas explicativas
           - fragmentos de reportagens
           - imagens
           - gráficos de colunas

Recursos
         • aula expositiva-dialogada
         • atividades individuais
         • atividades em dupla ou grupos

Tarefas
         exercícios da apostila.

Avaliações
         - participação
         - resolução de exercícios


                                                                           Prof:André (Borjão)!!!

Planejamento Quinzenal 8º Ano


Planejamento quinzenal – 3º trimestre

Data: 01/10 a 12/10     
Professor: André Borges Silva      
8º ano – matutino  – matemática – 10 aulas

Tema
                   Equações fracionárias e sistemas com equações
                   fracionárias
Conteúdo
                 
                   * Frações algébricas
                   * Simplificação de frações algébricas
                   * Operações com frações algébricas: adição,
                   subtração, multiplicação, divisão e potenciação
                   * Equação fracionária redutível a uma equação
                   do 1º grau com uma incógnita
                   * Sistemas com equações fracionárias
Objetivo
        
                   * Reconhecer uma fração algébrica.
                   * Aplicar a simplificação de frações algébricas.
                   * Realizar cálculos utilizando frações algébricas.
                   * Resolver equações fracionárias.
                   * Resolver exercícios envolvendo equações fracionárias.
                   * Definir o que é um sistema de equações fracionárias.
                   * Resolver sistemas de equações fracionárias.
                   * Resolver situações-problema envolvendo sistema de                                     equações fracionárias   

Desenvolvimento
          - narrativa ficcional
           - notas explicativas
           - gráficos de setores ilustrando
          
Recursos
         • aula expositivo-dialogada
         • atividades individuais
         • atividades em dupla ou grupos

Tarefas
         Exercícios da apostila

Avaliações
         - participação
         - resolução de exercícios
                                                                            Prof:André (Borjão)!!!

Planejamento Quinzenal 9º Ano


Planejamento quinzenal – 3º trimestre

Data: 01/10 a 12/10
Professor: André Borges Silva
9º ano –matutino – matemática – 10 aulas

Tema
                   Introdução à trigonometria

Conteúdo
                   * Índice de subida
                   * As ideias de tangente, de seno e de cosseno
                   * Definição de seno, cosseno e tangente por meio de                               semelhança de triângulos
                   * Relação entre seno, cosseno e tangente
                   * Razões trigonométricas de 30°, 45° e 60°
                   * Tabela das razões trigonométricas
                   * Relações trigonométricas em um triângulo qualquer
                   * Seno e cosseno de ângulos obtusos
                   * Lei dos cossenos
                   * Lei dos senos
                   * Outras situações envolvendo a lei dos cossenos e a lei dos                            senos
                   * Uso das relações trigonométricas em polígonos regulares                     inscritos na circunferência
                   * Medidas do raio (r), do lado (l) e do apótema (a) em um                      polígono regular
                   * Generalizações

 Objetivo
                   * Utilizar o índice de subida de uma rampa para compreender                         o conceito de tangente de um ângulo.
                   * Utilizar o modelo matemático de uma rampa para                               compreender os conceitos de seno e cosseno de um ângulo.
                   * Aplicar a definição de seno, cosseno e tangente utilizando a                          semelhança de triângulos.
                   * Demonstrar as relações fundamentais envolvendo seno,                       cosseno e tangente.
                   * Resolver situações-problema envolvendo seno, cosseno e                    tangente.
                   * Aplicar as razões trigonométricas de ângulos com medidas                           iguais a 30°, 45° e 60°.
                   * Resolver situações-problema utilizando a tabela das razões
                   trigonométricas.
                   * Usar as relações trigonométricas em um triângulo qualquer.
                   * Calcular o seno e o cosseno de ângulos obtusos.
                   * Demonstrar e aplicar a lei dos senos e a lei dos cossenos.
                   * Resolver situações-problema envolvendo a lei dos senos e                            dos cossenos.
                   * Aplicar as relações trigonométricas em polígonos regulares                          inscritos na circunferência.
                   * Calcular as medidas do raio, do lado e do apótema de um                             polígono regular inscrito em uma circunferência.
                   * Aplicar as relações existentes nos polígonos regulares                                  inscritos em uma circunferência: hexágono, quadrado e                                    triângulo..                  

Desenvolvimento
          - narrativa ficcional
           - notas explicativas
           - gráficos de setores ilustrando
          
Recursos
         • aula expositiva-dialogada
         • atividades individuais
         • atividades em dupla ou grupos

Tarefas
         Exercícios da apostila

Avaliações
         - participação
         - resolução de exercícios
                                                                            Prof: André (Borjão)!!!

Planejamento Quinzenal 1º Ano


Planejamento quinzenal – 3º trimestre
Data: 01/10 a 12/10     
Professor: André Borges Silva      
1º ano – matutino – matemática – 04 aulas

Tema
         Conceitos trigonométricos básicos

Conteúdos
                          •A ideia de seno e cosseno tangente de um número real
                          • Valores notáveis
                          • Redução ao 1º quadrante da 1ª volta positiva
                          • Trabalhando com arcos côngruos
                         
                

Objetivo
        
                   • Identificar seno, cosseno e tangente na circunferência                                    trigonométrica.
                   • Calcular o valor do seno e do cosseno em qualquer                              quadrante, conhecidos seus valores no 1º quadrante.
                   • Calcular sen x e cos x para qualquer x

Desenvolvimento

         • problemas didáticos
• diferenciando conjuntos
• material impresso
         • quadro e giz
        
Recursos
         • aula expositivo-dialogada
         • atividades individuais
         • atividades em dupla ou grupos

Tarefas
         Exercícios da apostila.
        
        
Avaliações
         • participação
         • resolução de exercícios                                                                                                                                                     Prof:André (Borjão)!!!

Planejamento Quinzenal 2º Ano


Planejamento quinzenal – 3º trimestre
Data: 01/10 a 12/10     
Professor: André Borges Silva      
2º ano – matutino – matemática – 04 aulas

Tema
         1. Corpos redondos: cilindro, cone e esfera

Conteúdo  
                                 * O cilindro
                                 * Secções de um cilindro
                                 * Volume do cilindro
                                 * O cone
                                 * Secções de um cone
                                 * Volume do cone
                                 * Tronco de cone reto           

         Objetivo
                       
                        * Conhecer os principais corpos redondos e saber aplicá-los na resolução                          de situações-problema.
                        * Reconhecer as secções de um cilindro.
                        * Calcular área e volume do cilindro.
                        * Identificar as secções de um cone.
                        * Calcular área e volume do cone.
                        * Calcular o volume do tronco do cone reto
Desenvolvimento
         • problemas didáticos
• material impresso
         • quadro e giz
        
Recursos
         • aula expositivo-dialogada
         • atividades individuais
         • atividades em dupla ou grupos

Tarefas
         Exercícios complementares e da apostila..
        
Avaliações
         • participação
         • resolução de exercícios                                                                                                                         Prof:André (Borjão)!!!

Planejamento quinzenal 3º Ano


Planejamento quinzenal – 3º trimestre
Data: 01/10 a 12/10     
Professor: André Borges Silva      
3º ano – matutino – matemática – 06 aulas

Tema
         1. . Logaritmo e função logarítmica

Conteúdo  
                        * Logaritmo
                        * Propriedades operatórias dos logaritmos
                        * Cálculo de logaritmos
                        * Aplicação dos logaritmos na resolução de
                        equações exponenciais e de problemas
                        * Função logarítmica
                        * Gráfico da função logarítmica
                        * Equações logarítmicas
                        * Inequações logarítmicas

Objetivo
                        * Conceituar logaritmos.
                        * Usar as propriedades dos logaritmos na resolução de problemas.
                        * Calcular logaritmos.
                        * Resolver cologaritmos.
                        * Reconhecer função logarítmica.
                        * Utilizar o conceito de função logarítmica na resolução de equações e
                        inequações logarítmicas.
                        * Reconhecer o gráfico das funções logarítmicas.
                        * Saber aplicar o conceito de função logarítmica na resolução de                                       situações problema.

Desenvolvimento
         • problemas didáticos
• material impresso
         • quadro e pincel
        
Recursos
         • aula expositivo-dialogada
         • atividades individuais
         • atividades em dupla ou grupos

Tarefas
         Exercícios da apostila.
         Material impresso.
        
Avaliações
         • participação
         • resolução de exercícios                                                                                                                         Prof:André (Borjão)!!!