sexta-feira, 12 de março de 2010

Plano de ensino 9° ano

Plano de Ensino – Matemática: 9º ano
Plano de ensino


I- IDENTIFICAÇÃO

Centro Educacional Barreiros - CEB
9º ano
Matemática
Professores responsáveis: Michelsch João da Silva
André Borges Silva
II – JUSTIFICATIVA

A Matemática faz-se presente em diversas atividades realizadas pelas crianças e oferece aos homens em geral várias situações que possibilitam o desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade e a capacidade de resolver problemas. O ensino dessa disciplina pode potencializar essas capacidades, ampliando as possibilidades dos alunos de compreender e transformar a realidade.
Uma das finalidades do ensino de Matemática indica, como objetivo do ensino fundamental, levar o aluno a fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos do ponto de vista do conhecimento e estabelecer o maior número possível de relações entre eles, utilizando para isso o conhecimento matemático (aritmético, geométrico, métrico, algébrico, estatístico, combinatório, probabilístico); selecionar, organizar e produzir informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las criticamente;

III – OBJETIVOS

*Geral
Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar a realidade a sua volta, bem como estimular o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas, tornando o aluno apto para enfrentar os desafios das séries seguintes.

*Específicos
 resolver problemas;
 compreender conceitos e procedimentos matemáticos;
 desenvolver formas de raciocínio matemático;
 desenvolver capacidade relativa à investigações matemáticas;
 estabelecer relações entre a matemática e outras áreas do conhecimento;
 comunicar-se usando linguagem matemática;
 manter uma relação positiva com o aprendizado matemático;
 valorizar o conhecimento matemático;
 desenvolver atitudes de respeito em relação às opiniões alheias, de troca construtiva de idéias e da cooperação;
 iniciar uma educação tecnológica;
 resgatar a história da matemática como uma ferramenta que auxilia no processo ensino-aprendizagem;

IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

*1º trimestre

01 – Conjuntos Numéricos: uma grande organização
1.1 – Organização dos números
1.2 – É irracional

02 – Números: do micro ao macro
2.1 – Números escritos na forma reduzida
2.2 – Sistema decimal de medidas
2.3 – Potenciação
2.4 – Radiciação

03 – Álgebra e geometria
3.1 – Equação da álgebra
3.2 – Equações biquadradas

*2º trimestre

04 – O X da questão
4.1 – Equações irracionais

05 – Entre dois extremos
5.1 – Intervalos

06 – Função tem função?
6.1 – O que são funções?
6.2 – Representação de função
6.3 – Grandezas e funções

07 – Matemática tem função
7.1 – Funções, parábolas e outras coisas...
7.2 – Cálculo algébrico das coordenadas do vértice de uma parábola e construção do gráfico da função do 2º grau
7.3 – Concavidade da parábola e seu ponto de máximo ou de mínimo
7.4 – Análise do sinal da função do 2º grau

08 – Semelhanças e diferenças
8.1 – Parecido, mas não igual...
8.2 – Semelhanças
8.3 – Triângulos semelhantes

*3º trimestre

09 – Um certo teorema: Pitágoras
9.1 – Entendo o teorema
9.2 – Descubra teoremas

10 – Razões dos triângulos
10.1 – Triângulos e distâncias

11 – Polígonos regulares
11.1 – Triângulos equiláteros
11.2 – Quadrado
11.3 – Hexágono regular

12 – Rodas da vida
12.1 – Circunferência
12.2 – Comprimento da circunferência
12.3 – Círculo
12.4 – Setor e segmento circular

13 – Um mundo de formas retilíneas e arredondadas
13.1 – Sólidos geométricos
13.2 – Prismas regulares
13.3 – Cilindro

14 – Matemática por trás da informação
14.1 – Dados da pesquisa
14.2 – Amostras

V – ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS

*Técnicas
 aulas expositiva e dialogada
 atendimentos e observações individuais e coletivas
 discussão de textos/artigos que resgatam a história da matemática
 utilização de material didático específico para determinadas aulas

*Recursos
 quadro e giz
 lousa digital
 artigos
 material impresso/xerocado
 cartolina/papel cartão, cola e tesoura
 Sala de informática/internet
 Apostila
 Projetos

VI – INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Os instrumentos de avaliação serão diversificados:
• 03 provas devidamente agendadas ao longo do trimestre;
• Trabalhos devidamente agendados ao longo do trimestre;
• Nota de participação que contemplará freqüência, deveres, respeito e participação;

OBS: No critério avaliação é importante salientar que o processo de construção de conhecimento prevalece sobre o resultado final.

Professores Michelsch
André




3 comentários:

  1. meu amigo, gostei muito da tua pagina, me aposei do corpo do plano de curso e fiz o meu muito obrigado mesmo, abraços.

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  2. muito bom você contribui muito, facilita a vida de alguns desorganizados como eu por exemplo..rsrsrsrsrs

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  3. eu tenho 43anos estou no 9ano tenho muita dificuldade em matemática quero maneira mas fácil de aprender matemática

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