sexta-feira, 12 de março de 2010

PLANEJAMENTO Anual 2° Ano

Plano de Ensino – Matemática: 2º ano

Plano de ensino anual

I- IDENTIFICAÇÃO

Centro Educacional Barreiros - CEB
2º ano – Ensino Médio – matutino
Matemática
Professores responsáveis: Michelsch João da Silva
André Borges Silva


II – JUSTIFICATIVA

O papel da matemática no ensino médio é formatar os passos no caminho para um estudo sistematizado, solidificando a base do raciocínio lógico, nem como os conceitos inerentes a esse nível de ensino, que foram, muitos deles, construídos ao longo do ensino fundamental. Isso não significa porém, que a matemática no ensino médio não tenha que ser contextualizada. Pelo contrário, leva-se o aluno a reconhecer a importância social do saber matemático somente por meio da contextualização. A resolução de situações-problema e a atividade de investigação matemática são orientações essenciais para ocorrer a aquisição do conhecimento. Mais do que produzir dados, denominar classificações ou identificar símbolos., estar formado para a vida num mundo como o atual, de tão rápidas transformações e de tão difíceis contradições, significa saber se informar, se comunicar, argumentar, compreender e agir, enfrentar problemas de qualquer natureza, participar socialmente, de forma prática e solidária, ser capaz de elaborar críticas ou propostas e, especialmente, adquirir uma atitude de permanente aprendizado.


III – OBJETIVOS

*Geral
Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar a realidade a sua volta, bem como estimular o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas, tornando o aluno apto para enfrentar os desafios das séries seguintes.

*Específicos
• articular as diferentes formas de raciocínio: intuitivo, dedutivo, indutivo, analógico e estimulativo;
• relacionar conteúdos adequados para a interpretação e resolução de situações-problema;
• identificar os conceitos matemáticos;
• significar os conteúdos matemáticos, transpondo-o do abstrato para o concreto.
• identificar os conjuntos numéricos nos diferentes contextos e relaciona-los com as situações-problema;
• analisar, interpretar, formular e resolver situações-problema, compreendendo os diversos significados das operações, envolvendo as funções do 1º e 2º graus;
• construir procedimentos de cálculo, efetuando e utilizando as propriedades das operações;
• utilizar variáveis ou incógnitas como generalizações do modelo matemático;
• interpretar o enunciado da questão proposta, traduzindo-o para a linguagem matemática;
• interpretar diferentes representações matemáticas (tabelas, gráficos, expressões, etc.) utilizando-as em diferentes situações comunicativas.


IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

*1º trimestre

01 – Estatística
1.1 – Noções de estatística – conceitos
- estatística
- freqüência
- freqüência absoluta
- freqüência relativa
1.2 – Gráficos
- gráficos de barras ou de colunas
- gráficos de setores
- histogramas
- polígono de freqüência
1.3 – Medidas de posição
- moda
- mediana
- média aritmética
1.4 – Medidas de dispersão
- desvio médio
- variância
- desvio-padrão


02 – Progressões aritméticas e geométricas
2.1 – Progressão aritmética
- seqüências numéricas
- PA
- conceito
- cálculo de termo de uma PA
- interpolação de meios aritméticos
- soma dos termos de uma PA
2.2 – Progressão geométrica
- conceito
- termo geral
- interpolação de meios geométricos
- soma dos termos de uma PG

*2º trimestre

03 – Análise combinatória
3.1 – Análise combinatória – agrupamentos
- conceito
- contagem
3.2 – Agrupamentos simples
- conceito
- contagem
3.3 – Arranjos
- conceito
- arranjo simples
- cálculo do número de arranjo simples
- arranjos com repetição
3.4 – Permutações
- conceito
- permutação simples
- cálculo do número de permutações simples
- permutações com repetição
3.5 – Combinações
- conceito
- combinações simples
- cálculo do número de combinações simples
- propriedades das combinações simples – triângulo de Pascal
- combinações com repetição
3.6 – Binômio de Newton
- termo do desenvolvimento
- termo geral do desenvolvimento

04 – Probabilidade
4.1 – Probabilidade, contagem, princípios de contagem
- eventos aleatórios
- combinações de eventos
- probabilidade

05 – Geometria plana
5.1 – Geometria plana – polígonos e circunferência
- segmentos de reta
- ângulos
- polígonos
- polígonos regulares – propriedades
- cálculo de área
5.2 – Relações métricas nos polígonos
- relações entre os elementos lineares nos polígonos
- relações trigonométricas nos polígonos

*3º trimestre

06 – Geometria espacial I
6.1 – Poliedros
- poliedros
- poliedros regulares
- poliedros de Platão
- Teorema de Euller
- Prismas
- Pirâmides
- Relações entre os elementos lineares de um poliedro
- cálculo de área e volume
- troncos
- inscrição e circunscrição de poliedros

07 – Geometria especial II
7.1 – Corpos de revolução
- sólidos de revolução
- cilindro
- cone
- esfera
- relações entre os elementos lineares do cilindro, do cone e da esfera
- cálculo da área de volume
- troncos e secções
- inscrição e circunscrição de sólidos geométricos

08 – Geometria analítica
8.1 – Ponto
- localização de um ponto no plano
- distância entre dois pontos
- ponto divisor
8.2 – Reta
- área de um triângulo
- equação de uma reta
- equação geral da reta
- equação reduzida de uma reta
- equação segmentaria
- posições relativas de uma reta
- distância entre ponto e reta
- distância entre duas retas
- ângulo entre duas retas
8.3 – Circunferência
- equação de uma circunferência
- posição relativa entre ponto e circunferência
- posições relativas entre reta e circunferência


V – ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS

*Técnicas
 aulas expositiva e dialogada
 atendimentos e observações individuais e coletivas
 discussão de textos/artigos que resgatam a história da matemática
 utilização de material didático específico para determinadas aulas

*Recursos
 quadro e giz
 lousa digital
 artigos
 material impresso/xerocado
 cartolina/papel cartão, cola e tesoura
 Sala de informática/internet
 Apostila
 Projetos

VI – INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Os instrumentos de avaliação serão diversificados:
 observações e registros realizados pelo professor das várias interações com os alunos
 trabalhos do aluno durante o ano letivo, incluindo suas anotações no caderno
 trabalhos e atividades individuais e em grupo
 avaliação/prova escrita individual/dupla e com/sem pesquisa
 nota de participação

OBS:
- o critério utilizado para fechamento da média trimestral, pode sofrer variações a cada trimestre, portanto será registrado no diário de classe.
- aluno com média trimestral igual ou superior a 6,5 tem a prova de recuperação trimestral como atividade facultativa.
- aluno com média trimestral inferior a 6,5 terá a prova de recuperação trimestral como atividade obrigatória. Para estes, a nota da prova de recuperação sendo superior a nota do trimestre, sua média será feita através de média aritmética:
-Caso a nota da recuperação seja inferior a nota do trimestre, despreza-se a mesma.
- será aprovado o aluno que somar, ao final dos três trimestres, 19,5 ou mais pontos.
- Para alunos que não somarem os 19,5 pontos, será feito prova de 2ª época. Para ser aprovado, o aluno terá que obter média anual 5,0, ou seja, será feita uma média anual do aluno e, a partir desta, o mesmo terá que tirar pontos suficientes na prova de 2ª época para somar 10,0 pontos: .








São José, 22 de fevereiro de 2010.


Professor Michelsch
André

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